sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Senso Comum

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias idéias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.

Senso Comum difere-se em alguns aspectos com a ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera. A ciência é objetiva, busca critérios, avalia, busca leis de funcionamento, reúne a individualidade existente em cada lei para formar uma só estrutura e isso sem procurar semelhança entre elas, se renova, se modifica e busca sempre se firmar no conhecimento.
 
fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/filosofia/senso-comum.htm

5 comentários:

  1. Pude entender que o senso comum é o que aprendemos,adquirimos no nosso dia a dia,pelos fatos que ocorrem,e por tudo q acontece ao nosso redor e fora.No senso comum não se precisa comprovar o que é dito,no qual,a opnião depende de cada pessoa.Ele se difere da ciência por não pesquisar respostas certas e nem semelhanças,e a ciência quer comprovar tudo que é dito,independente se estiver certo ou errado.

    Por: Jordanne Botelho

    ResponderExcluir
  2. Conclui que a expressão senso comum são os saberes e nossas opiniões que nos conhecemos no cotidiano, pois já faz parte da vida, portanto aprendemos vivendo. Na ciência a necessidade de compreender um mundo melhor ou seja uma individualidade. Enfim, no senso comum são o que a comunidade usam no dia a dia, ou seja, seu pensamento próprio.

    Por: Taciana Brito

    ResponderExcluir
  3. Pelo meu entendimento, o senso comum é a maneira como as pessoas compreendem todas as coisas ao nosso redor, através de nossas experiências vividas;nos costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e etc.Além disso, o senso comum é um conhecimento que se adquire através de opiniões de uma pessoa ou de um grupo, ou seja é um saber imediato,que,ainda usa várias idéias e não precisa de ser comprovado.

    Por: Michele Cunha

    ResponderExcluir
  4. Senso Comum é o conhecimento estendendo a fatos ocorrentes no dia-dia.

    Bai :Gabriel Alberto Ceballos

    ResponderExcluir
  5. senso comum é tudo aquilo que vivemos nosso dia-a-dia,restrito de opinião que eu não posso provar e nem explicar pela ciência....

    ResponderExcluir