terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conceito de Verdade

  A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.


 Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".
 Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade

5 comentários:

  1. A verdade é uma coisa real,é naquilo que você acredita e existe que é realmente verdadeiro.É ter sinceridade nos seus atos e palavras,assim tendo um belo caráter.Mesmo assim existem várias teorias sobre a verdade.Basta cada um acreditar naquilo que é possível e ter sua própria opnião sobre o que é a verdade.

    Por: Jordanne Botelho

    ResponderExcluir
  2. Verdade é aquilo que está relacionado a realidade, algo concreto.Envolve questões imaginárias, reais,culturais, filosóficas e etc.Existem várias teorias sobre a verdade, que ainda estão sendo discutidas,ou seja, não existe um conceito definido para a verdade,podem ter vários significados,depende do ponto de vista de cada um.

    Por: Michele Cunha

    ResponderExcluir
  3. A verdade é o conceito da realidade ou seja algo real que é comprovado, onde tem a conclusão na qual que seja o que é dito. Dentro da verdade está relacionada o imaginário , a realidade e a ficção.

    Por: Taciana Brito

    ResponderExcluir
  4. A verdade é tudo aquilo que se comprova ser dito VERDADE dentro do real e surreal do universo,
    ou seja tudo aquilo que e fato e é comprovado
    ou tudo aquilo que dizem ser verdade
    vindo do imaginário. :D

    BAI:Gabriel Alberto Ceballos

    ResponderExcluir